Sem categoria

Primeira mulher para embaixada do Brasil nos EUA foi aprovada no Senado.

O Senado aprovou a nomeação da diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti como embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua indicação foi previamente aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e recebeu votação favorável no plenário, com 44 votos a favor, um contrário e uma abstenção.

Maria Luiza, de 69 anos, ingressou na carreira diplomática em 1976 e possui graduação em Ciências Econômicas. Ela concluiu cursos de aperfeiçoamento e altos estudos, além de obter mestrado em economia pela Universidade de Brasília. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos como conselheira na embaixada do Brasil na Bolívia, embaixadora-representante permanente na ONU de 2007 a 2013 e embaixadora na Alemanha de 2013 a 2016. De 2017 a 2022, foi chefe do gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Além disso, os senadores aprovaram a indicação do diplomata Julio Glinternick Bitelli como embaixador do Brasil na Argentina, com 42 votos a favor, 2 contrários e 3 abstenções. Julio tem experiência em diversos postos diplomáticos e a Argentina é um importante parceiro político e econômico do Brasil.

Para a representação permanente do Brasil junto à ONU, foi aprovado o nome do diplomata Sérgio França Danese, com 40 votos a favor, 2 contrários e 1 abstenção. Danese, nascido em São Paulo, ingressou na carreira diplomática em 1981 e já ocupou cargos de destaque em embaixadas brasileiras em diferentes países.

Essas nomeações visam fortalecer as relações diplomáticas do Brasil com os Estados Unidos, a Argentina e a ONU, representando interesses e promovendo parcerias estratégicas.

Tags