Mãe se inscreve no ENEM para apoiar a filha e as duas são aprovadas na UFES

Mãe foi a primeira pessoa da família a entrar na faculdade. Mãe se inscreve no Enem para apoiar a filha, é aprovada e começa 3º graduação no ES
Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma despertar a ansiedade em muitos jovens. Para tentar driblar este obstáculo, uma mãe de Castelo, no Sul do Espírito Santo, embarcou nos estudos com a filha, que faria a prova pela primeira vez. O resultado foi positivo: as duas foram aprovadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Quando eu vi que passei também, eu fiquei muito feliz… Nossa, muito feliz”, disse Raquel Guilhermino.
Mas não foi a primeira vez que Raquel Guilhermino, de 39 anos, prestou vestibular. Formada em Pedagogia e cursando Direito, Raquel foi aprovada pela terceira vez em uma graduação, desta vez no curso de Engenharia do Petróleo.
De acordo com a filha de Raquel, Karinny Guilhermino, de 18 anos, foi necessário convencer a mãe de fazer a prova.
“Ela não ia fazer o ENEM, mas eu consegui convencer ela porque era muita ansiedade, eu estava desesperada. E, quando ela foi comigo, me deu uma calma muito grande que fez eu fazer uma prova melhor, foi bem mais tranquilo”, disse a filha.
Mãe e filha estudando juntas para o vestibular. Família é de Castelo, no ES.
Reprodução/TV Gazeta
Com a aprovação, Karinny vai se mudar para Vitória, a 100 quilômetros da cidade natal, para cursar Ciências Econômicas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Eu tô tentando não pensar muito porque, se não, a gente chora. Mas eu vou sentir muita saudade da minha mãe, dos meus irmãos pequeninhos, mas assim, a gente vai vendo como vai ficar”, disse a jovem.
Já a mãe disse que está pensando se realmente vai cursar Engenharia do Petróleo devido à rotina atual.