Destaque Educação

Força-tarefa encontra ameaças a escolas feitas por 2 alunos no Rio

Dois estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro foram levados à delegacia por suspeita de ameaças de ataques contra as escolas que frequentam. Os alunos, menores de idade, planejavam os atentados usando perfis falsos nas redes sociais e foram monitorados pela Secretaria Municipal de Educação desde a última sexta-feira. A prefeitura e a secretaria trocaram informações sobre o assunto com as forças de segurança, em um trabalho de inteligência. Desde a primeira notificação de ameaças recebida pela SME, as duas unidades de ensino receberam reforços da Patrulha Escolar da Guarda Municipal do Rio e da Polícia Militar. A secretaria tem um protocolo para implementação em todas as escolas em situações de ameaças à comunidade escolar. O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da secretaria, foi acionado para oferecer suporte psicológico para esses alunos. As denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil.

Como denunciar

Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.